top of page
Buscar

Gestores em tempos de mudança

Insight gerado a partir da leitura do artigo | Harvard Business Review

"O papel do gestor precisa mudar de 5 maneiras principais"


Não importa o setor ou tempo de empresa, o ambiente de quarentena globalizada que nos foi imposto em 2020 mostra com maestria a necessidade de adaptação rápida, o poder das ferramentas tecnológicas para o negócio e a importância da empatia de gestores vendo colaboradores como seres humanos e não meramente recursos. Não apenas a postura empática é mais humana como também leva o engajamento de seu time e resultados deixando todos (investidores inclusive) satisfeitos.

"Zapeando" o LinkedIn fui surpreendida por um artigo de 2018 da Harvard Business Review que traz reflexões relevantes sobre outras competências de gestores em tempos como o nosso. Compartilho aqui algumas reflexões do artigo de forma objetiva:

· Diretiva para instrutiva - Com robotização, inteligência artificial e dados disponíveis ao alcance na próxima tecla, o papel da gestão se torna mais relevante para a instrução do que orientação diretiva. Aprender a aprender diferente, ensinar e inspirar é que gerarão maior impacto nas pessoas e no negócio.


· Restritiva para expansiva - Você microgerencia seu funcionário? Saiba que isto não apenas pode desmotivar seu time como também pode "minar" potenciais ideias e soluções criativas que beneficiariam seu negócio.


· Exclusiva para inclusiva - Aqui vem a importância de diversidade seja de perfis cognitivos, raciais, de gênero, ou todos junto. Liderança que toma como verdade apenas seu ponto de vista sem considerar a perspectiva de time pode incorrer em uma visão míope.


· Repetitiva para inovadora - Estimular a repetição do que deu certo pode até prosperar em um ambiente sem mudanças, mas deixa a gestão com perspectiva limitada. A perspectiva inovadora além de preparar o time e organização para o ambiente de mudanças constantes pode também gerar valiosas oportunidades em ambientes mais estáveis.


· Solucionadora para desafiadora - Você despende mais tempo apagando incêndio ou desafiando a realidade para se prevenir dos incêndios?


· Empregadora x Empreendedora - Pensar como um empreendedor significa expandir sua percepção e aumentar sua ação. E isso tornaria as organizações mais voltadas para o futuro - mais vibrantes, alertas, divertidas - e abertas à novidade perpétua que ela traz.


Sugestão de Reflexão: Se você é gestor ou liderança, como se vê hoje? Você que não é gestor, como vê sua liderança?

 

Fonte:


The Role of a Manager Has to Change in 5 Key Ways

by Joseph Pistrui and Dimo Dimov


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page